quinta-feira, dezembro 15, 2005

Coreografia frente ao e.amadora

Tal como no site do Grupo, vamos também explicar a coreografia do Grupo[também está no site] frente ao e.amadora.

Quem realmente se interessar pela temática e envolvimento, aqui tem um artigo[extenso] feito depois do jogo para ajudar a explicar melhor a nossa coreografia.

Cá vai:

Em meados de Novembro uma notícia explosiva afirmava que o Grupo Ultra "Fossa Dei Leoni" - inimitável líder do TIFO Milanista suspendera sua caminhada de 37 anos!!! Esta notícia por muito estridente que seja - nem será totalmente descabida se conhecermos o rumo da realidade "ultrà" italiana.

Também no inicio dos anos 90 o grupo guia do tifo do FCGénova - Fossa dei Grifoni - terminou sua acção no seu melhor período (pouco tempo antes haviam construído uma mega coreografia que espantou o meio ultra na meia final da Uefa com o Liverpool). Os entendidos afirmam que na razão do "desaparecimento" da FDG esteve a incontrolável turbulência decorrente do assassinato de V.Spagnolo por adepto(s) da BRN - Milan.

No inicio do novo século - o desaparecimento dos míticos CUCS Roma grupo referência mais mediático, talvez a nível Europeu. Terá sido uma fortíssima "pedrada no charco" no panorama "ultra" (lideravam uma curva de 20000 Tifosi).

Mais recentemente "pasmou" a suspensão dos colossais CUCB Napoli um grupo fortemente instituído na sociedade napolitana, de cariz popular que realizava "tranfertas" com milhares de Ultras com a maior das naturalidades!

A noticia da FDL Milan - para muitos uma das últimas referências do genuíno mundo ultra provocou um "terramoto" no panorama Ultra. Ainda resistindo no activo os UTC Sampdória, os CAV Fiorentina, os FU Bologna para referir grupos dos clubes mais mediáticos.

Recebemos a notícia com grande incómodo, sobretudo porque "dá que pensar". Assumimos sem ponta de "complexos de inferioridade" que alguma da inspiração foi apreendida nesses grupos de referência Ultras transalpinos.

Acções de grande coragem e coerência devem ser referências.

Inesquecível e quase inimitável terá sido a coerência demonstrada pela FDL por ocasião do arremesso de uma "tocha" pela Curva Sul (onde actuavam para além da Fossa outros grupos) num jogo para a C.League (Áustria Viena) que atingiu o guarda-redes Austríaco. Como reacção imediata o "imperador" todo poderoso Sílvio Berlusconi - presidente do ACMilan veio a público tentar sacudir a água do capote - desresponsabilizando os adeptos Milanistas - afirmando que tal teria sido obra dos "marginais do Centro Social LeonKavallo". Atitude, aliás muito usual em Portugal! "Normal" não terá sido a intervenção da FDL, a qual reagiu com uma dignidade e coerência inimitáveis - honrando a fortíssima ligação com esse centro contestatário Juvenil: "Sílvio não te admitimos que encontres bodes expiatórios, nem ofendas os nossos companheiros do Centro LeonKavallo. Para os acusares a eles, deves acusar-nos a nós - FDL" e decretaram uma forma de protesto durante alguns jogos do ACMilan - arrastando os outros grupos da Sul nessa mítica acção de coerência… indestrutível!

Desafiaram o todo poderoso "Deus Sílvio" assumindo-o de peito aberto. Para os mais "ultras" uma dica do que é ser ULTRA, ser coerente, livre, sem donos nem amarras!

Quantas vezes vemos e ouvimos pseudo grupos ultras assumirem-se muito "hard core" mas esconderem-se nas saias dos Clubes e Sads para branquearem os actos heróicos por eles protagonizados!!! Para esta nossa coreografia escolhemos alguns dos grupos que se auto suspenderam (os mais mediáticos). Qualquer destes destacados grupos estariam acima de quaisquer preconceitos políticos - não "faziam politica" sendo por isso "insuspeitos e respeitados pelo seu património na cultura Ultra". Esta conjuntura do mundo ultra terá várias leituras!

O crescente individualismo, comodismo das novas gerações. A politização e instrumentalização das curvas. A passividade dos adeptos perante a ofensiva do "business".

Todavia será quase consensual que uma gritante "falta de valores" nas curvas - como aliás na Sociedade Ocidental. A novidade está no facto de que a cultura Ultra, nascida nos anos 60 e 70 sempre foi intrépida, inconformista, até contestatária. A actual conjuntura descobre o "ultra " acomodado, apenas espicaçado pelas rivalidades e os ódios clubistas, passivo perante os grandes problemas do futebol, dos clubes e do Tifo."Não é mais um adepto participativo, interventivo" - dizem-nos de Itália. A título de exemplo em Itália existem Clubes "rivais" que são detidos pelo mesmo proprietário ou empresa…

Os Grupos referência do Mundo Ultra ciosos da sua coerência e de suas responsabilidades ("não somos carneiros" … "não somos chicletes prontas a usar e deitar fora" - afirmam com uma intocável autoridade moral) resistem a entrar nas "novas modas ocas"… optando por fechar portas que assistir á instrumentalização de seu esforço de décadas de "amor á camisola"!

Quem perde? - Os adeptos!

Será a velha história quando as pessoas se demitem dos seus deveres de cidadania, adoptando o deixa andar, resignando-se, capitulando perante comodismo …os poderosos agradecem. Neste caso os poderosos dos interesses televisivos, os empresários dos jogadores e seus rebentos, certos "dirigentes desportivos"… que continuaram a parasitar (cujo lema é dividir para reinar…) á sombra da paixão e dedicação dos adeptos.

Uma vez mais a Torcida Verde cumpriu, intervindo nesta conjuntura.

A frase "Quo vadis Tifo?" questionava o rumo do TIFO - dos adeptos enquanto "movimento organizado".

Quatro estandartes, destacavam os grupos mais mediáticos entretanto auto suspensos: Fossa Dei Grifoni Genova- Commando Ultra Curva Sul Roma -Commando Ultra CurvaB Napoli e Fossa Dei Leoni Milan.

A frase "Hic Sune Ultras" baseou-se no lema da FDL (Hic Sune Leones), afirmando que os quatro grupos supra referidos serão sempre uma referência do significado do movimento Ultra. Para Sempre!

A frase " Os valores e os ideais distinguem os Ultras dos animais" é a nossa leitura de que um grupo ultra para ser digno de tal designação terá de ter "valores e ideais" procurando ser sempre fiel e coerente em relação aos mesmos, acima de tudo!!!

Aliás nada de novo em relação ao nosso posicionamento de sempre!

Fica esta nossa intervenção. Este alerta. Não basta enquanto adeptos criticar o futebol negócio e seus acólitos. Teremos de interpretar o "nosso mundo", nossos problemas e contradições para que unidos e coesos possamos defender este nosso belo fenómeno que é nosso património" construído pela nossa intervenção firme e convicta.

Os valores e os ideais não morrem …a FDG, os CUCS, os CUCB … como a FDL serão sempre uma referência, um exemplo para todos os Adeptos que não se rendem nem se vendem!

Hoje e Sempre SCP1906, Hoje e Sempre Ultras!

Esperamos que tenham lido tudo e entendido melhor o porquê.
SPORTING SEMPRE!

Sem comentários: