sábado, janeiro 14, 2006

Coreografia frente ao Vizela ...

Mesmo com um estádio com poucos sócios e adeptos[Quarta-Feira às 20 horas e frente a uma equipa da Liga de Honra, a Taça e a sua "Festa"] a Torcida Verde marcou uma presença visual inicial que foi prática e concisa.

Aqui vai a explicação da mesma, tal como vem no nosso site :
"Quanto à coreografia, relembrámos o que afirmámos por ocasião da 5ª edição dos Prémios Torcida Verde em 2001 na presença dos Presidente da Direcção e da Assembleia-geral do SCP - Dr. Dias da Cunha e Miguel Galvão Teles "…Não queremos ser temidos, queremos ser respeitados!" - afirmámos no decorrer da nossa intervenção.

O nosso rumo tem sido este. O discurso tem correspondido com a acção. Temos a plena consciência que este não será o rumo "mais in" no mundo da moda dominante. Todavia, tal evidência/realidade nunca nos demoveu de nossos valores e ideais na vanguarda do ideal do nosso Clube.

Neste contexto produziu-se um enorme "mega estandarte" - 6ms por 5ms com o logótipo Yang & Ying - representativo da dicotomia complementar "lado bom" & " lado mau" que todo o ser humano possuiu. Do lado Yang inscrevemos "respeitados" do outro "temidos".

Temos por convicção que para alguém ser respeitado não será necessário ser "temido". Ser-se "temido" não significa ser-se plenamente respeitado. A interrogação "Qual lado?" apareceu em forma de frase ladeando esse enorme logótipo.

Na Torcida Verde temos valores e ideais pelos quais lutamos com todas as nossas forças. Tem sido essa a nossa afirmação. Temos carácter. Afirmamo-nos pela positiva, de forma construtiva. Contudo temos a natureza humana com essa dicotomia "Yang & Ying". Naturalmente!

Convivemos com indiferença para a visão redutora dominante no jeito "se não és como nós; és contra nós!". Desde 1984! Felizmente nosso rumo tem sido "alternativo". Sem complexos de inferioridade ou de superioridade. Temos posições frontais em relação aos temas mais melindrosos do "movimento ultra". Não nos escondemos em posições dúbias.

Não temos nada a esconder. Nunca fomos escravos das modas, ainda que isso nos custe o desdém, a intriga ou a difamação. Nossa resposta tem dado com uma atitude muito própria. Muito nossa: com Trabalho!

Ainda que não nos consideremos "madres Teresa de Calcutá" (nem estaremos nunca dispostos a dar a outra face ao belo estilo Nazareno) ainda existe quem pretenda confundir pacificidade com passividade. Inconformismo e insubmissão com brutalidade.

Nosso Rumo é claro. Discutível, mas NOSSO! Inalienável e firme aconteça o que acontecer!

A coreografia seria completada mais abaixo com outra frase… "Se o Rumo for a Clandestinidade; Seremos Todos clandestinos!" com diversos novos e originais estandartes ilustrativos dessa condição.

Decidimos abordar este tema, relembrando que na Torcida Verde vivemos períodos de "clandestinidade", isto é sem apoios, quase ilegais. As nossas origens revelam essa realidade - com um longo período 1984 - 1988 e depois de 1996 a 1999. Não só não esquecemos estes "detalhes" da nossa história; como sabemos que valores como a autonomia (sem lobbies), a coerência têm o seu preço!

Da mesma forma estamos atentos e vigilantes e nunca seremos "mais papistas que o papa" no que diz respeito ao cumprimento das nossas responsabilidades institucionais; nomeadamente perante as leis da Republica. Assumimos como sempre nossas responsabilidades mas não seremos cobaias solitárias assistindo a "mais do mesmo", perante a cumplicidade institucional. Jamais nos conformaremos com tal situacionismo …nem que tal exija outra forma de clandestinidade!

Somos e sempre seremos Torcida Verde - Ultras SCP1906!"


SPORTING SEMPRE!

Sem comentários: