sábado, dezembro 24, 2005

Feliz Natal

Foi assim que vimos no nosso Estádio os desejos de Feliz Natal por parte do SPORTING!
É assim que desejamos a todos um Feliz Natal, como gostam de o viver e passar, junto de quem mais gostam.
Um destaque especial a todos os sócios e adeptos do SPORTING, e claro de todos os Tor's.

Feliz Natal.

quinta-feira, dezembro 22, 2005

SPORTING 3 x rio ave 0

Foi este o mote que o grupo deu na entrada das equipas.
Um Tifo de Intervenção e para apelar a todos para "falar menos e agir mais".

"Nós somos o alvo do futebol negócio"
Por baixo desta frase algumas dezenas de estandartes a fazerem de "alvo"
Mais em baixo ... "Junta-te sem medo à nossa voz, Ninguém consegue despir um Homem nu".
E por baixo desta frase mais algumas dezenas de estandartes com um desenho de um pé descalço de um homem nú.
Para acabar uma última frase que diz muito ... "Levanta-te e Luta, Adepto!"

Foi assim que demos o mote numa coreografia de belo efeito e com uma forte mensagem passada. Esperemos que "falem menos e possam agir mais". Criticar, dizer mal, inventar boatos, isso é o prato do dia, agora trabalhar, por em prática as coerências que muitos adeptos isolados aqui e ali dizem ter, isso ...

Quanto à Curva um sector razoavelmente preenchido onde se cantou durante o encontro e procurou ter fortes momentos de apoio, sendo que a parte final culminou em beleza a nossa prestação sempre com muita cor e movimento.
O nosso núcleo, esteve mais uma vez presente, sendo parte integrante positiva no nosso sector, aliás, como sempre.

O jogo, não tem muita história, um SPORTING clarividente que procurou pautar sempre o seu jogo. Aproveitou bem as fragilidades que o rio ave demonstrou neste jogo e assim Liedson[2] e Tonel marcaram e fizeram desta forma o resultado da partida.
Um SPORTING alegre e sempre a procurar o golo, mesmo quando este estava decidido. Um aplauso para essa atitude, é assim que se quer, Luta, Garra, Inconformismo, Demonstração e Respeito pelo símbolo que ostentam na camisola.

Terminámos assim, da melhor maneira este ano de 2005.
E Venha 2006.

SPORTING SEMPRE!
TORCIDA VERDE - CALDAS DA RAINHA 2002 ON TOUR!

naval 0 x SPORTING 2

O SPORTING deslocou-se à Figueira da Foz a uma Sexta-Feira às 21:30.
Um horário incrível para quem quer seguir o seu clube e apoiá-lo, ainda para mais com o frio que se faz sentir nesta altura no nosso País.

Mas ninguém se preocupa com isto, apenas se indignam aqueles que querem seguir o seu clube e não podem por terem o seu trabalho e não poderem sucessivamente andar a tirar férias, ou arranjar desculpas esfarrapadas.

Ainda assim um grupo de Tor's deslocou-se com carros particulares até à Figueira da Foz para apoiar a nossa equipa.

Um jogo que não correu mal, apesar de não ter sido um grande jogo de futebol.
Ficou para a história o 0-2 frente à Naval com golos de J. Moutinho[estreia oficial em golos na Liga], e um auto-golo após insistência de Liedson.

SPORTING SEMPRE!

domingo, dezembro 18, 2005

Amor à Camisola

Carlos Ferreira[1º na imagem], internacional Português e um simbolo do nosso Clube por tudo o que fez no andebol teve este episódio, segundo relata o jornal OJogo. Merece uma leitura atenta ...

"O autocarro que levou o ABC até Irún tinha deixado o Flávio Sá Leite, em Braga, há poucos minutos e, quando todos tentavam não deixar escapar o sono e continuar a dormir (eram cerca de 7h30), Carlos Ferreira lia a edição do dia de O JOGO. E, de repente, inquietou-se. E muito. Em causa, algumas declarações de Fernando Correia, autor de um livro que comemora os 100 anos do Sporting.

Tudo se resumia à resposta dada à última questão colocada ao conhecido jornalista da TSF e que tinha a ver com as modalidades amadoras dos leões, na qual, entre outras coisas, Fernando Correia refere que "já não há tempo para amar a camisola", que "se não pode pagar acaba com as modalidades" e ainda que "os atletas é que não querem competir por amor ao clube, como antigamente".

Pois bem, o guardião do ABC, que nunca escondeu a sua cor clubista, sentiu-se e fez questão de responder.

"Como sportinguista, ex-atleta e ex-capitão do Sporting, quero expressar o meu lamento pelas palavras do jornalista, escritor e sub-director do jornal do Sporting. E pergunto: Acabar com as modalidades amadoras do Sporting porquê? Será que o orçamento das amadoras dá para pagar sequer a um jogador de futebol profissional? É que profissionalismo não é só um estatuto, mas sim uma maneira de estar e sentir o desporto que se pratica. Ou será que profissionalismo é insultar o treinador, não cumprir os regulamentos internos do clube e dizer que não se quer jogar ou dizer que não reconhecem o seu valor no clube porque se ganha pouco? Sem querer generalizar, e falo por experiência própria, pelos 20 anos de andebol sénior, onde fui campeão em todas as equipas, ter amor à camisola é jogar lesionado, com entorses, fracturas, gripes, febres, hérnias ou lesões que tais e, já agora, devo dizer que mialgias não existem no vocabulário das amadoras. Ter amor à camisola é viajar no próprio dia do jogo, fazer viagens de horas intermináveis, desde avião, comboio e autocarro numa só deslocação, comer no McDonald's de madrugada e sob temperaturas negativas ao ar livre, porque nada mais há e levar comida de casa. Ter amor à camisola é dormir em hotéis duvidosos, sem aquecimento, sem água quente, com lençóis comidos por baratas e sabe-se lá que mais e ter, por isso, de dormir vestido. Tudo isto em vez de termos voos charter, hotéis luxuosos e cozinheiro particular. Se isto não é amor à camisola, então não sei o que é?", disse, de uma assentada, o internacional A português, que continuou praticamente sem se deter: "Se calhar, e digo se calhar, é por pessoas como este senhor que o nosso belo país tem a mentalidade e cultura desportiva que tem, já que tudo é futebol em Portugal, onde se fazem todos os sacrifícios apenas para se levantarem belos e estrondosos campos de futebol. Mas este é um país onde as amadoras trazem títulos e medalhas que não vale a pena enumerar por serem muitas e do conhecimento geral, e no qual as federações têm de pagar às televisões para que os jogos dos que têm amor à camisola sejam transmitidos, seja na TV pública ou não e muitas vezes nem assim...".


Ordenados em atraso e... campeões

Carlos Ferreira, que passou horas a falar sobre o mesmo assunto, deu ainda mais exemplos sobre aquilo que considera ser o verdadeiro amor à camisola e não deixou de falar em... dinheiro que ficou meses sem aparecer.

"Nestes longos e bons 20 anos, eu e outros atletas, com família constituída, estivemos vários meses com salários em atraso e nem por isso viramos a cara ao clube e ao emblema que representávamos, sem greves, sem rescisões, mas sim com dedicação e respeito pela camisola que vestíamos e fomos campeões". Para o guardião do ABC, de 39 anos, "ter amor à camisola é treinar duas/três vezes por dias, ter oito treinos por semana e fazer nove ou dez jogos por mês. Não é só beijar o símbolo. É senti-lo, sofrer e viver por ele".

A finalizar, pelo menos para O JOGO, Ferreira lembrou-se de um episódio passado com Fernando Correia: "Recordo um programa feito por esse senhor em Viseu, por alturas do Mundial de andebol em Portugal, em que dei por mim a considerá-lo com respeito como um pessoa do Desporto. Mas lamento verificar agora que estava errado e perceber que é apenas mais um senhor do futebol. Desde já me retrato por qualquer incorrecção da minha parte e queria pedir-lhe que reveja a sua posição, que respeite mais as modalidades amadoras e o verdadeiro amor à camisola. E sim ao ecletismo no Sporting e em todos os outros clubes! Ai se eu pudesse..."."

O Amor à Camisola ... é sentido, é assim.
Neste momento, casos esporádicos, como este grande Leão e dizemo-lo sem medo ... NÓS ADEPTOS QUE SEGUIMOS O SPORTING! É isto o Amor à camisola.

SPORTING SEMPRE!

quinta-feira, dezembro 15, 2005

Cachecol dos 21 anos ...

É este o cachecol da Comemoração dos 21 anos da Torcida Verde. Um cachecol bonito e de bom material, tendo ao mesmo tempo a sua simplicidade.
O Cachecol está à venda por 10 euros[preço único] só para os Sócios da Torcida Verde.

Pede-se a todos os elementos do Núcleo que estejam interessados no cachecol[é limitado] que contactem o responsável de núcleo[o mais breve possível] para vos guardar o cachecol, ou então compram-no no próximo jogo em casa na nossa sede.

SPORTING SEMPRE!
TORCIDA VERDE - CALDAS DA RAINHA 2002

Coreografia frente ao e.amadora

Tal como no site do Grupo, vamos também explicar a coreografia do Grupo[também está no site] frente ao e.amadora.

Quem realmente se interessar pela temática e envolvimento, aqui tem um artigo[extenso] feito depois do jogo para ajudar a explicar melhor a nossa coreografia.

Cá vai:

Em meados de Novembro uma notícia explosiva afirmava que o Grupo Ultra "Fossa Dei Leoni" - inimitável líder do TIFO Milanista suspendera sua caminhada de 37 anos!!! Esta notícia por muito estridente que seja - nem será totalmente descabida se conhecermos o rumo da realidade "ultrà" italiana.

Também no inicio dos anos 90 o grupo guia do tifo do FCGénova - Fossa dei Grifoni - terminou sua acção no seu melhor período (pouco tempo antes haviam construído uma mega coreografia que espantou o meio ultra na meia final da Uefa com o Liverpool). Os entendidos afirmam que na razão do "desaparecimento" da FDG esteve a incontrolável turbulência decorrente do assassinato de V.Spagnolo por adepto(s) da BRN - Milan.

No inicio do novo século - o desaparecimento dos míticos CUCS Roma grupo referência mais mediático, talvez a nível Europeu. Terá sido uma fortíssima "pedrada no charco" no panorama "ultra" (lideravam uma curva de 20000 Tifosi).

Mais recentemente "pasmou" a suspensão dos colossais CUCB Napoli um grupo fortemente instituído na sociedade napolitana, de cariz popular que realizava "tranfertas" com milhares de Ultras com a maior das naturalidades!

A noticia da FDL Milan - para muitos uma das últimas referências do genuíno mundo ultra provocou um "terramoto" no panorama Ultra. Ainda resistindo no activo os UTC Sampdória, os CAV Fiorentina, os FU Bologna para referir grupos dos clubes mais mediáticos.

Recebemos a notícia com grande incómodo, sobretudo porque "dá que pensar". Assumimos sem ponta de "complexos de inferioridade" que alguma da inspiração foi apreendida nesses grupos de referência Ultras transalpinos.

Acções de grande coragem e coerência devem ser referências.

Inesquecível e quase inimitável terá sido a coerência demonstrada pela FDL por ocasião do arremesso de uma "tocha" pela Curva Sul (onde actuavam para além da Fossa outros grupos) num jogo para a C.League (Áustria Viena) que atingiu o guarda-redes Austríaco. Como reacção imediata o "imperador" todo poderoso Sílvio Berlusconi - presidente do ACMilan veio a público tentar sacudir a água do capote - desresponsabilizando os adeptos Milanistas - afirmando que tal teria sido obra dos "marginais do Centro Social LeonKavallo". Atitude, aliás muito usual em Portugal! "Normal" não terá sido a intervenção da FDL, a qual reagiu com uma dignidade e coerência inimitáveis - honrando a fortíssima ligação com esse centro contestatário Juvenil: "Sílvio não te admitimos que encontres bodes expiatórios, nem ofendas os nossos companheiros do Centro LeonKavallo. Para os acusares a eles, deves acusar-nos a nós - FDL" e decretaram uma forma de protesto durante alguns jogos do ACMilan - arrastando os outros grupos da Sul nessa mítica acção de coerência… indestrutível!

Desafiaram o todo poderoso "Deus Sílvio" assumindo-o de peito aberto. Para os mais "ultras" uma dica do que é ser ULTRA, ser coerente, livre, sem donos nem amarras!

Quantas vezes vemos e ouvimos pseudo grupos ultras assumirem-se muito "hard core" mas esconderem-se nas saias dos Clubes e Sads para branquearem os actos heróicos por eles protagonizados!!! Para esta nossa coreografia escolhemos alguns dos grupos que se auto suspenderam (os mais mediáticos). Qualquer destes destacados grupos estariam acima de quaisquer preconceitos políticos - não "faziam politica" sendo por isso "insuspeitos e respeitados pelo seu património na cultura Ultra". Esta conjuntura do mundo ultra terá várias leituras!

O crescente individualismo, comodismo das novas gerações. A politização e instrumentalização das curvas. A passividade dos adeptos perante a ofensiva do "business".

Todavia será quase consensual que uma gritante "falta de valores" nas curvas - como aliás na Sociedade Ocidental. A novidade está no facto de que a cultura Ultra, nascida nos anos 60 e 70 sempre foi intrépida, inconformista, até contestatária. A actual conjuntura descobre o "ultra " acomodado, apenas espicaçado pelas rivalidades e os ódios clubistas, passivo perante os grandes problemas do futebol, dos clubes e do Tifo."Não é mais um adepto participativo, interventivo" - dizem-nos de Itália. A título de exemplo em Itália existem Clubes "rivais" que são detidos pelo mesmo proprietário ou empresa…

Os Grupos referência do Mundo Ultra ciosos da sua coerência e de suas responsabilidades ("não somos carneiros" … "não somos chicletes prontas a usar e deitar fora" - afirmam com uma intocável autoridade moral) resistem a entrar nas "novas modas ocas"… optando por fechar portas que assistir á instrumentalização de seu esforço de décadas de "amor á camisola"!

Quem perde? - Os adeptos!

Será a velha história quando as pessoas se demitem dos seus deveres de cidadania, adoptando o deixa andar, resignando-se, capitulando perante comodismo …os poderosos agradecem. Neste caso os poderosos dos interesses televisivos, os empresários dos jogadores e seus rebentos, certos "dirigentes desportivos"… que continuaram a parasitar (cujo lema é dividir para reinar…) á sombra da paixão e dedicação dos adeptos.

Uma vez mais a Torcida Verde cumpriu, intervindo nesta conjuntura.

A frase "Quo vadis Tifo?" questionava o rumo do TIFO - dos adeptos enquanto "movimento organizado".

Quatro estandartes, destacavam os grupos mais mediáticos entretanto auto suspensos: Fossa Dei Grifoni Genova- Commando Ultra Curva Sul Roma -Commando Ultra CurvaB Napoli e Fossa Dei Leoni Milan.

A frase "Hic Sune Ultras" baseou-se no lema da FDL (Hic Sune Leones), afirmando que os quatro grupos supra referidos serão sempre uma referência do significado do movimento Ultra. Para Sempre!

A frase " Os valores e os ideais distinguem os Ultras dos animais" é a nossa leitura de que um grupo ultra para ser digno de tal designação terá de ter "valores e ideais" procurando ser sempre fiel e coerente em relação aos mesmos, acima de tudo!!!

Aliás nada de novo em relação ao nosso posicionamento de sempre!

Fica esta nossa intervenção. Este alerta. Não basta enquanto adeptos criticar o futebol negócio e seus acólitos. Teremos de interpretar o "nosso mundo", nossos problemas e contradições para que unidos e coesos possamos defender este nosso belo fenómeno que é nosso património" construído pela nossa intervenção firme e convicta.

Os valores e os ideais não morrem …a FDG, os CUCS, os CUCB … como a FDL serão sempre uma referência, um exemplo para todos os Adeptos que não se rendem nem se vendem!

Hoje e Sempre SCP1906, Hoje e Sempre Ultras!

Esperamos que tenham lido tudo e entendido melhor o porquê.
SPORTING SEMPRE!

domingo, dezembro 11, 2005

Mais Sucesso nas Modalidades

Sempre foi habitual, e felizmente continua a ser sucesso atrás de sucesso do SPORTING CLUBE DE PORTUGAL nas mais diversas modalidades. Um ponto importante para os dirigentes do SPORTING reflectirem ...

Natação: 23 medalhas ganhas nos Campeonatos Absolutos de Portugal onde o SPORTING foi o clube com mais medalhas[oito de ouro, cinco de prata e 10 de bronze].
Futsal: SPORTING 8 x Famalicense 1 [Paulinho[4], Zézito[2], Déo e um auto-golo de um jogador do Famalicense].
Andebol: Fafe 26 x SPORTING 35 - Impressionante!
Ténis de Mesa: SPORTING 4 x Novelense 0

As respectivas classificações das modalidades, falam por si. O SPORTING é realmente qualquer coisa de especial.

SPORTING SEMPRE!

SPORTING 0 x e.amadora 1

"Quo Vadis Tifo?"
"CUCB" - Comando Ultrà Curva B
"FDG" - Fossa dei Grifoni
"CUCS Roma" - Comando Ultra Curva Sud Roma
"FDL" - Fossa Dei Leoni
"HIC SUNE ULTRAS"
"Os Valores e os Ideais Distinguem os ULTRAS dos Animais"

Foi assim que demos o mote na entrada das equipas em campo. Relembrando "as velhas glórias" italianas do tifo mundial. Grupos que acabaram todos, mais recentemente a Fossa dei Leoni[havendo rumores que poderá voltar].
A foto diz tudo ...

Quanto ao jogo e unicamente para defini-lo, teria de ser "Quem não marca, arrisca-se a sofrer". Foi o que aconteceu. Apesar do SPORTING não ter feito um jogo no global positivo, sempre foi mais clarividente, tendo demasiadas oportunidades para não ter feito nenhum golo, incluindo, um penaltie falhado. Mais trabalho e lições que certamente servem para o futuro.

Da nossa parte a cor, o movimento e o apoio possível foi dado, bem como o resto do estádio.

Nota muito negativa para o horário do jogo. Não se pode admitir. Poderá ser bom para quem esteja a um pulinho de Lisboa, mas nem todos os "habitués" que seguem o SPORTING estão a um pulinho de Lisboa, nem podem andar sempre a faltar, tirar férias, ou seja o que for dos seus empregos. A BOLA É PARA O POVO VER NO ESTÁDIO, LOGO NÃO AFASTEM O POVO DA BOLA!

Nota: Foto retirada do blog Velho Estilo

FORÇA SPORTING!

Portugal no Mundial 2006

É este o Grupo de PORTUGAL para o Mundial 2006 na Alemanha.
Não se pode dizer que tenha tido azar no sorteio dos grupos, porém já se viu que por vezes o que aparenta ser o mais fácil, acaba por ser o mais difícil.

Concentração, luta e garra para podermos vencer jogo após jogo.
FORÇA PORTUGAL!

quinta-feira, dezembro 08, 2005

Andebol e Futsal no feriado ...

SPORTING 34 x ASSlb 24
Piu ...

Em Futsal: "Recebemos" o Olivais e empatámos a 5 bolas, com uma arbitragem que sinceramente não se pode chamar arbitragem. Vergonhoso, tanto para um lado, como para outro ... mas influenciou e muito o desfecho final do encontro. Os nossos golos foram marcados por Paulinho[3] e Deo[2].

domingo, dezembro 04, 2005

fcp 1 - SPORTING 1

E lá fomos nós até ao Dragão ...
Logo de seguida ao Almoço já estávamos prontos e a arrancar até Santarém. Estariamos mais cedo à espera, se um pequeno problema no carro não tivesse acontecido. Felizmente conseguimos ter o problema resolvido a tempo, colocamo-nos pela A15 directos a Santarém onde esperámos o Grupo para irmos todos para o Dragão de autocarro.

Posto isto, depois de já quentes da bebida e de algum fumo a sair pela boca chegámos ao Porto ainda faltavam alguns minutos para o decorrer do jogo. Não conseguimos perceber porque é que fomos dar aquelas voltas todas, porque é que se ficou tanto tempo à espera, e porque é que entrámos 10 minutos com o decorrer do jogo. Não se percebe, não se admite, não se compreende, é dificil de o fazer ... não havia razões para não dar tudo certo. Um bilhete é para se assistir e apoiar a sua equipa os 90 minutos, não 80, ou menos como alguns. Enfim ...

Já dentro do Dragão foi a festa do inicio ao fim ... sempre muita cor no sector visitante muito bem composto para uma Sexta-Feira às 21:30. Milhares de ultras e adeptos Leoninos fizeram a festa, cantaram, apoiaram, deram cor e movimento aquele sector, estava vivo ... sim, vivo.

Dentro de campo o SPORTING procurou sempre controlar o jogo e partir para o ataque tentando a sua sorte e arriscando q.b. Deivid conseguiu inaugurar o marcador com um passe do outro mundo do C. Martins. O Porto viria a reduzir para ditar o empate final do jogo com uma jogada confusa onde Polga acaba de marcar golo na própria baliza involuntariamente.

Uma boa presença dos ultras e adeptos Leoninos, que tal como nós, muitos tiveram de tirar o dia de férias, outros ponte, outros "mentir" no trabalho, fingir doenças, quem estuda faltar às aulas, etc, etc. Cada um desenrascou-se como pode. Também isto faz parte da Vida Ultra, mas não se admite que seja SEMPRE assim. Somos humanos e se nos sacrificamos alguns dias pelo nosso amor ao clube, infelizmente não o podemos fazer todos os dias.

Mais um luxo para as televisões e o SPORTING deixa-se "comer". Adivinhem a que dia é o próximo jogo? SPORTING x E. Amadora - Sexta-Feira às 21:30 ... existe melhor? Então preparem-se porque mais "surpresas agradáveis" destas estão preparadas. É triste ...

SPORTING SEMPRE!

As Modalidades ...

As modalidades também singraram esta semana. Mais uma semana de êxitos.

Futsal: SPORTING 7 x Rio Ave 3 [João Pires(1), Zézito (1), Andrezinho (1), Deo (1), Bruno Xavier (1) e Paulinho (2)].
Andebol: Paços de Arcos 23 x SPORTING 29
Ténis de Mesa: SPORTING 4 x C. Lobo 0.

Para além das vitórias o SPORTING domina o topo da tabela classificativa. Está em 1º lugar em todas, tirando o Ténis de Mesa que está em 2º lugar.
Tal como as nossas camadas jovens que dominam os campeonatos onde estão inseridos.

PARABÉNS SPORTING!
ECLETISMO!

A juventude vai brilhando ...

Mais uma vez uma semana recheada de êxitos desportivos.
Os nossos jovens brilharam, destacando-se:
Juniores - Asslb 0 x SPORTING 1[Daniel Carriço]
Juvenis - SPORTING 5 x Cartaxo 0
Iniciados - SPORTING 4 x Moitense 0

Parabéns Juventude. São vocês o futuro do principal futebol Leonino. Honrem a Camisola.

sexta-feira, dezembro 02, 2005

Dragão é o Destino ...

Aí vamos nós ...
E a voz não vai doer, porque estaremos sempre por ti a Torcer!
Força SPORTING!


TORCIDA VERDE - CALDAS DA RAINHA 2002 ON TOUR!
SPORTING SEMPRE!